quinta-feira, 4 de abril de 2013

Passeio imperdível: Parc Güell

O colorido e instigante Parc Güell surgiu de um projeto fracassado. Tudo começou quando um cara chamado Eusebi Güell comprou uma área de 17 hectares em Gràcia, no norte de Barcelona, com a intenção de transformá-la em um condomínio residencial com 60 casas e alguns prédios públicos.

Em 1900 nosso amigo Güell pediu para que seu amigo Gaudi desenvolvesse o projeto. Gaudi trabalhou no projeto até 1914, mas não deu certo. Coitadinho do Güell não vendeu nadica de nada. Aí, em 1918 a cidade comprou a área e em 1922 o transformou em um parque aberto ao público.

Antes de virar parque, Gaudi morou lá por cerca de 20 anos, na casa onde hoje funciona a Casa-museu Gaudi.

Pra chegar no Parc Güell você pode ir de táxi e parar na porta, ou pegar o metrô até a estação Vallcarca, linha verde (L3), e subiiiiir...



A subida é de tirar o fôlego dos mais despreparados fisicamente, mesmo com as escadas rolantes. Mas é bem divertida. Daí você chega lá e encontra a vista da cidade como recompensa:


A chegada das escadas rolantes é a "dos fundos", a entrada principal mesmo é a das famosas escadarias onde está o mais famoso ainda lagarto.


Mas entrar "pelos fundos" é bem legal, ao longo do caminho dá pra aproveitar a vista da cidade, ouvir os vários músicos tocando os mais diferentes tipos de música e comprar tranqueirinhas.

No caminho achei essa grade com cadeados. Pelo que ouvi dizer, diferente dos cadeados da Ponte Vecchio em Florença que significavam que os amantes permaneceriam juntos pra sempre; o paninho branco junto com os cadeados aí significa castidade. Se você colocar o cadiadinho aí significa que vai se "guardar", e quando cansar desse negócio de castidade tem que ir lá e abrir o cadeado. Péssima ideia né?

Mas vamos adiante. Além da escadaria e do lagarto. O parque tem outros símbolos famosos.

A praça oval:




O banco ondulante:

 


 A sala das 100 colunas, uma floresta de colunas com espaços iguais entre elas:




Mais alguns detalhes do parque:


O Parc Güell é lindo e o passeio é imperdível mesmo. Detalhes importantes: o dia tem que estar bonito, caso contrário não dá pra aproveitar a vista, se estiver chovendo, então, não vai valer a pena. A outra dica é tentar se programar para ir em um dia e horário não muito óbvio pra evitar encontrar muita gente por lá, quanto mais gente pior vão ficar suas fotos, e pode ser bem difícil encontrar um espacinho pra sentar no famoso banco de mosaicos.

#VAILÁPELAMORDEDEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário