quinta-feira, 25 de abril de 2013

Receita da semana: Panna cotta com frutas vermelhas

http://blog.everest.es/imagenes/foto1.jpg
Dia desses fomos em uma livraria e saímos de lá carregados de livros de culinária. Um deles, chamado Repostería, tem só receitas de doces - a parte que me toca na cozinha aqui de casa, já que os salgados já tem dono. E aí que me animei tanto com o livro que já comecei a botar algumas receitas em prática (projeto para o ano que vem, depois que o doutorado acabar: fazer todas as receitas, uma por semana, e virar a responsável por engordar todos os meus amigos!).

Da empolgação inicial nasceu a nova sessão do blog: receita da semana. Vou mostrar os meus doces e os salgados do marido. Só os que valem a pena, com passo a passo.

A primeira delas é a super fácil panna cotta, uma sobremesa típica da Itália, da região de Piemonte, que não é uma gelatina, não é um flan, não é um pudim, mas alguma coisa entre eles.

A receita aqui a princípio deveria servir 8 pessoas, mas nós comemos em 6. Ficou boa mesmo!

Pra começar, os ingredientes da panna cotta:

5 folhas de gelatina - 2 favos de baunilha - 1L de nata líquida integral - 150g de açúcar
Comece abrindo os favos de baunilha longitudinalmente e raspando o "recheio":


Depois, coloque as folhas de gelatina submersas em um prato com água e deixe por cerca de 10 minutos:


Enquanto isso, coloque no fogo uma panela com a nata, o açúcar e a baunilha (não deixe ferver):


Escorra as folhas de gelatina e acrescente na nata quente:


Mexa até dissolver a gelatina e coe o líquido quente direto para a forma (se você desejar desenformar depois - o que fica muito mais bonito) ou o recipiente que será servido. Você pode fazer tanto em uma forma grande (vai ficar bonito quando estiver inteira, mas conforme você for cortando os pedaços ela vai ficando feia...) ou em várias formas pequenas de porções individuais. Eu fiz em uma forma grande porque não tinha as pequenas, mas com certeza é bem melhor fazer nas pequenas!


Deixe na geladeira por cerca de 4 horas até endurecer. Lembre-se que a panna cotta não é uma gelatina, então ela não vai (não deve!) ficar muito dura, a impressão é que ela vai desmanchar, mas se você usar as quantidades certas de ingrediente vai dar tudo certo!

Ela vai ficar mais ou menos assim! Os pontinhos pretos são a baunilha.
Daí tá na hora de fazer a calda. Dá pra fazer dos mais variados sabores, eu já vi de doce de leite, de maracujá, de caramelo... Escolhi a mais tradicional - frutas vermelhas - porque acho que o azedinho combina bem.

Coloque as frutas em uma panela com um pouco de açúcar (umas 3 colheres só):


Depois acrescente um pouco de alguma bebida alcoólica (coloquei rum) e flambe:


Pronto! Agora leve um pouco a calda na geladeira ou freezer, porque se estiver muito quente pode desmanchar a panna cotta que tem uma textura bem sensível.

Quando estiver fria, coloque em cima da panna cotta já desenformada e voi lá!


Pedro, conta pra nós o que você achou?




Nenhum comentário:

Postar um comentário