terça-feira, 23 de abril de 2013

Rosas e livros no dia de Sant Jordi!

No dia de Sant Jordi (ou São Jorge para nós) acontece uma das principais festas populares da Catalunha. E todo mundo vai pra rua. TODO mundo mesmo.

As três fotos são na Rambla Catalunya, um dos meus lugares preferidos para passear aqui
Sant Jordi é o padroeiro da Catalunha e por isso seu dia é tão celebrado. É tradição que as mulheres ganhem uma rosa e os homens ganhem um livro.

Embora seja difícil encontrar informação precisa sobre a data em que a tradição começou, dizem que já no século XV as mulheres que assistiam a missa na capela de Sant Jordi neste dia ganhavam rosas (isso também porque o dia coincidia com uma feira das rosas que acontecia aqui).






E o livro entrou na história somente em 1929, quando oficialmente o dia 23 de abril foi decretado dia do livro por causa da morte de Shakespeare e Miguel de Cervantes (ainda que nenhum dos dois tenha morrido exatamente neste dia).




A data tem um significado político, já que simboliza também um aspecto reivindicativo da cultura catalana (a Catalunha é uma comunidade autônoma da Espanha que luta pela sua independência, um dia acho que vou falar sobre isso aqui!). Então, apesar de dizerem que é uma festa parecida com a de Sant Valentin - o dia dos namorados americano -, já que se distribuem presentes não só para o seu parceiro, mas também para amigos e familiares, na verdade é muito mais uma festa de civismo e celebração cultural.

As informações variam um pouco, mas cerca de 7 milhões de rosas são vendidas todos os anos no dia de Sant Jordi. É impressionante mesmo, todo mundo na rua - homens e mulheres - tinham a sua na mão!

Nós e a minha rosa

E a venda de livros representa de 5 a 8% do volume anual das livrarias, este ano a previsão era de que 1,4 milhões de livros fossem vendidos. Já pensou nisso?

Fiquei morrendo de inveja dessa festa deliciosa, todo mundo na rua, todo mundo feliz da vida! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário