quinta-feira, 18 de abril de 2013

Brincadeira de criança do dia: Tickets

Antes mesmo de chegar em Barcelona já tínhamos ouvido falar do Tickets. 

É o restaurante mais acessível do super famoso Ferran Adriá. Já ouviram falar? Ele é um chef catalão que ficou famoso por sua gastronomia molecular no restaurante El Bulli, que fechou as portas em 2011, mas antes disso (em 2006) foi considerado o melhor restaurante do mundo. O preço médio do restaurante era de 324 por pessoa (Ui!) e dizem que tinha fila de espera de mais de 2 anos.

Enfim, eram três as razões que me impediam de experimentar a comida do cara: o preço, o tempo de espera e o fato do restaurante não existir mais, claro. Foi quando soube que ele tinha aberto dois restaurantes em Barcelona: o 41° e o Tickets. O 41° é um restaurante que só atende 16 pessoas por noite e serve 41 pratos pela bagatela de 200 por pessoa. Então só sobrou o Tickets.

 

Daí que logo que chegamos fomos tratar de reservar uma mesa no Tickets. 
- que dia eu reservo, amor?
- ah, sei lá, pode ser na próxima quinta, que deve ser um dia menos disputado.

Ahã, vai sonhando. Conseguimos a reserva somente para 3 meses depois.

Mas enfim o dia chegou e lá fomos nós.

O restaurante é lindo e divertido, tem vários ambientes diferentes, mas nenhuma divisória. A decoração faz as vezes de parede. E onde sentamos podíamos ver o pessoal trabalhando na cozinha. E quanta gente! Contamos meio por cima e tinha pelo menos uns 20 funcionários, entre o pessoal da cozinha e do salão. E eram todos muito muito simpáticos, no mínimo estavam felizes de trabalhar ali!




Minha parte preferida da decoração foram as luzinhas e essas cadeiras aí embaixo:

Não são fofas?
Mas então tá, vamos ao que interessa? O Tickets é um bar de tapas (o slogan é ótimo: La vida tapa), então todos os pratos são bem pequenos (e custam entre 3 e 15), mas cada um era uma surpresa! Outra vez vou colocar notinhas de 1 a 5 ao lado de cada um, vale? (porque yo hablo portuñol!)

Las olivas solidarias del Tickets (pareciam azeitona, tinham gosto de azeitona, mas não eram azeitona!). Uma delícia que explodia na boca e tinha um sabor bem leve de azeitona. Nota 5. Perfeito!

Canelón de aguacate con buey de mar y romesco ligero (o abacate bem fininho fazia as vezes de massa). Nota 3, porque não gosto muito de abacate (só no guacamole!).

Miniairbags rellenos de queso manchego (essas bolinhas em cima tinham gosto de amêndoas - incrível!). Nota 5.


Corazón de alcachoa con yema de huevo de codorniz y huevas de salmón (esse não fazia parte do cardápio fixo, era uma tapa do dia). Divino! Alcachofra com ovo é a combinação perfeita! Nota 5.


Mollete trufado. Bom, mas básico demais. Nota 2.


Cornete de ventresca de atún ligeramente picante con piel de lima. Olha o atum aí gente! Sensacional! Nota 5.

Airbaguette de panceta ibéria Joselito. Literalmente recheado com ar! Esse eu não experimentei, quem comeu foi a Gi, ela disse que gostou, eu achei simples demais. Ela deu nota 3.

Ventresca de atún confitada a 54° en escabeche tradicional. Não gostei muito não. Nota 2 pela "interessância" do jeito de cozinhar.

Mar y montaña (salsichas de secreto ibérico (jamón) com "mongetes" (feijão branco) e sepionets). As salsichas estavam ótima, os pulpitos não tanto. Nota 3.

Mollete de papada. O recheio era gostoso, mas nada demais. Nota 2.

Patatas confitadas con jugo de costilla de cerdo y jamón ibérico cocido. Um dos melhores da noite! Nota 5.
Daí, pode não parecer, mas ainda tinha espaço pras sobremesas. Olha que cardápio divertido:


Nós fomos de:

Tiramisú. Beeeem forte de café. E lindo! Nota 4.

Cupcake con helado de queso, miel y frambuesa. Detalhe que o garçom avisou que era pra tomar cuidado que o sorvete era muito gelado. Ann? E era verdade, pensa num sorvete gelado! Outro detalhe que a forminha era comestível com sabor de framboesa. Nota 5.
Pastel tíbio de turrón de Jijona con sorbete de frambuesa y tomillo limón. Delicioso, possivelmente o melhor prato da noite, o sorbet era ..., sem palavras pro sorbet. Nota 5.

E pra terminar, só pra fazer o Luis passar vergonha no restaurante:

Gi, eu, Luis e a árvore de algodão. Igualzinho o algodão doce do tio do colégio, mas com um pozinho de frutas vermelhas e algumas frutinhas desidratadas no meio. Nota 4 pela diversão. Olha a mocinha ali atrás fotografando nossa árvore!
O que sobrou da nossa árvore:


No final, a conta (que veio nesse potinho fofo) deu cerca de 50 pra cada um. Valeu muito muito a pena!


#PELAMORDEDEUSVAILÁ mas lembra de fazer já a reserva!

Besos de nosotros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário