sábado, 30 de março de 2013

Azeitona dá em árvore?

Semana santa aqui na Espanha é recesso escolar, por conta disso a cidade ficou bem vazia a semana toda. Todo mundo viajou! Eu é que não ia ficar de fora!

Então, segunda fomos passar o dia em Tortosa com os nossos amigos já conhecidos por aqui Joan, Ana, Joan filho e Mar.

Tortosa é um município que fica na província de Tarragona, na Catalunya. Fica a 180km de Barcelona e o caminho é esse aqui:


Fomos de carro, todo mundo e mais o cachorro! Voltamos de trem na terça (Joan, Ana e as crianças passaram a semana toda por lá) - a viagem dura um pouco mais de 2h e custa 14.

Do lado de cá, Luis e Mar. Do lado de lá, Joan e Fibo. Ao centro o furgo-móvel!
No caminho paramos pra esticar as pernas e conhecer a "Ponte del Diablo", que na verdade não é uma ponte, mas um aqueduto romano, construída em algum momento que não sabem precisar, a.C.

Em cima, o aqueduto. No meio, as crianças se divertindo com o Fibo e a querida família Climent. Embaixo eu e meu bebê e Luis e o bebê dele. A fofa da Mar não desgruda do Luis e está me ajudando a treiná-lo! :)
Tá. Mas vocês devem estar se perguntando que diabos fomos fazer em Tortosa. É que o Joan tem um sítio de oliveiras, de onde ele pessoalmente (e com ajuda dos amigos) colhe as azeitonas pra fazer seu próprio azeite de oliva. Que é uma delícia, por sinal!

Isso é uma oliveira.
Olha só a vista:


Quem me conhece bem sabe que não sou muito chegada em mato (meu pai costumava me chamar de "pardal", que é um passarinho da cidade). Mas a vegetação aqui é mais aberta, não sei descrever exatamente... só sei que adorei o lugar! Espero voltar lá no verão!


Fibo passeou bastante (mas ele também é pardal e custou a botar as patinhas nas pedras)...


 Fiz o que tinha que fazer ao ar livre...


Colhemos aspargos selvagens (que trouxemos pra casa e usamos pra fazer um belo omelete!)...


Comemos comida feita direto no fogo da lareira, tomamos um bom vinho e curtimos bastante a tal da naturaleza...


Obrigada Joan e Ana pelo convite e pela amizade!

2 comentários:

  1. Oi !!

    Experimentou a azeitona tirada do pé?

    Se não, deveria ter provado, é uma delicia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimentei sim, mas não gostei muito não, é muito muito amarga!!

      Excluir