sábado, 2 de março de 2013

Restaurante do dia: Can Xurrades OU Achei um lugar que meu irmão vai gostar!

O Can Xurrades (Carrer Gran de Gràcia, 57) fica em Grácia e é especializado na carne de um boi chamado Taurus Ibericus. No site tem um vídeo que conta com detalhes que boi é esse.

O caviar das carnes: Boi Taurus Ibericus. Somente 6 restaurantes no mundo servem esta carne e o Can Xurrades é o único que tem a exclusividade em Barcelona. Boi ecológico autêntico, da cordilheira ibérica León. É considerado a carne de boi mais saudável do mundo. Procedente da raça de boi mais antiga que existe, o Uro Bos.
Passamos algumas horas do último sábado por lá. Um pouco porque fomos com amigos e batemos muito papo, outro pouco porque o restaurante estava cheio e a comida demorou muito tempo pra chegar.

Mas tudo bem, enquanto esperávamos a carne eles nos serviram dois petiscos que participaram de uma espécie de campeonato entre bares (sabe o Boteco Bohemia que elege os melhores petiscos em Curitiba? Então, tipo isso.).


Um deles (foto do meio) foi campeão em 2010: trinxat de linguiça com cebola caramelizada, flambada com cerveja Estrella Damn, com fois gras, chips de mandioca e crocante de jamón de carne de boi. Passo.

O outro (foto da esquerda) é o que está concorrendo agora em 2013: hamburguesa quadrada de gin tonic (hamburguer quadrado de boi, cebolas caramelizadas e gelatina de gim tônica). A combinação de sabores é ótima, mas não gostei muito da gelatina de gin tonic sozinha.



Depois ficamos com a degustação de quatro diferentes tipos de carne: ternera de Girona, chuleton de Ávila, boi Morucha e o tão esperado boi Taurus, exatamente nessa ordem. A foto mais de cima é do boi Taurus. O legal é que o gosto de cada carne é muito diferente, vai ficando cada vez melhor (e um pouco mais forte também), e o boi Taurus é incrivelmente macio e saboroso! Carne pra 4 pessoas por €30.

Por último (Deveria ter sido antes da carne, mas dessa vez o atendimento realmente deixou a desejar. Segundo nossos amigos eles sempre são muito bem atendidos e a comida não demora tanto, mesmo quando está cheio. Tivemos azar!), eu não podia deixar de experimentar o tartar de Taurus, mais conhecido pelos curitibanos como carne de onça! 

Aqui uma observação: eu sempre achei que steak tartar e carne de onça fossem duas coisas diferentes. Pra mim, tartar era feito com pedaços um pouco maiores de carne - enquanto a carne de onça é com carne moída - e também com bem menos ingredientes, deixando o sabor da carne se sobressair - enquanto a carne de onça leva muito mais cebola, mostarda, alho e outros temperos fortes. Bom, pelo menos o steak tartar que comi na Viblioteca e contei aqui estava bem diferente deste do Can Xurrades e também das várias carnes de onça que já provei em Curitiba. Mas pesquisando por aí descobri que são a mesma coisa. Ainda tenho minhas desconfianças... Alguém tem algum palpite?

Enfim. O steak tartar/carne de onça de boi Taurus foi feito na mesa pelo chef. Nada muito impressionante pros frequentadores de botecos de Curitiba, principalmente pra quem já viu o Diogo do Fantinato em ação! Mas pra quem nunca viu, olha aí (e escuta o Luis reclamando dos restaurantes no Brasil que só servem pimenta Tabasco):


Apesar da demora pra servir, passamos horas muito agradáveis no Can Xurrades. A carne do tal do boi é realmente uma delícia!

Achei um lugar que meu irmão (que é alérgico a frutos do mar) vai gostar! Vem, Má!




Nenhum comentário:

Postar um comentário