quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Restaurante do dia: Tanta OU A culinária peruana é a melhor do mundo!

O Tanta (Carrer de Córsega, 235) é mais um dos restaurantes do famoso chef peruano Gastón Acurio espalhados pelo mundo.


Tirei daqui uma boa explicação sobre o que o chef está fazendo com a culinária peruana:

"O homem é um furacão. E, praticamente sozinho, encarregou-se de levar ao mundo a cozinha peruana. E não é que a estratégia megalomaníaca tem dado certo? A conta já passa de 40 restaurantes. Quarenta! Cidade do México, Santiago, São Francisco, São Paulo, Caracas, Madri. Em breve, Dallas e Nova York. E Lima, claro, onde tudo começou. A grande sacada de Acurio foi separar a gastronomia peruana em capítulos. Nas várias cevicherias La Mar ele faz... ceviches. No novo Panchita em Lima serve anticuchos, que são espetinhos. Na T’anta e suas filiais a especialidade são os doces e salgadinhos. “Já vi sites taxando Gastón de megalomaníaco e dando a entender que ele fez uma rede de comida étnica pasteurizada”, diz Bruno Faro, ex-sous-chef de Flávia Quaresma que está estagiando em dois restaurantes de Acurio em Lima. “Mas brasileiro não conhece a comida peruana, qualquer um que saia comendo pelas ruas no Peru verá que ele só faz aprimorar a verdadeira cozinha típica”."

Eu já conhecia o Astrid y Gastón em Bogotá e o La Mar em São Paulo. A diferença? O Tanta é tão gostoso quanto, mas é mais barato! Sem contar que tem um ambiente impressionante!

Logo de cara:


Olha só a entrada desse restaurante! Foi aí que meus olhinhos já começaram a brilhar.

Chegamos às 20h30 e o restaurante ainda estava vazio, quando saímos, duas horas depois, não tinha mais nenhuma mesa sequer. E olha que ele é enorme, tinha pelo menos uns 80 lugares.

Dá uma olhada no ambiente:


Se o ambiente já era bom e os garçons (boa parte deles peruanos) super atenciosos (nem comparação com a média do atendimento dos restaurantes daqui), imagina só a comida!



De entrada pedimos um trio de cebiches: cebiche clássico - corvina em leite de tigre tradicional, cebiche criollo - corvina e frutos do mar em leite de tigre ao rocoto (não sei bem o que é, mas era o que deixava o cebiche um pouco mais apimentado), com milhos gigantes, milhos crocantes e batata doce, e o MARAVILHOSO cebiche nikkei - atum e leite de tigre com tamarindo (tinha também algas, abacate e óleo de gergelim).

Marido foi desafiado a tentar reproduzir o nikkei, assim que encontrarmos o tamarindo e o óleo de gergelim ele vai fazer pra mim! Daí eu conto se ficou tão bom quanto!

Ainda de entrada pedimos também os wantanes (aqueles rolinhos na foto em cima do cebiche) de porco e camarão com molho de tamarindo. O recheio nem era tão bom, mas eu tenho um carinho especial por rolinhos, tortinhas e massinhas recheadas em geral, e, além disso, eles foram uma ótima base pra eu terminar de comer o caldinho do cebiche nikkei.

Tá. Aí passamos para os principais. Fomos de ají de gallina - na foto do meio - (guisado de frango com ají amarelo, batatas e arroz com milho) e de panceta con papitas al sol - a primeira foto lá em cima - (costelinha de porco com batatas). A panceta estava boa, mas o ají eu passo. Não que estivesse ruim, sabe? Mas é que não chegava nem aos pés das entradas!

Então meu conselho é o seguinte, quando for no Tanta não se preocupe com os principais, fique com os cebiches (ah, os cebiches...)! Você vai gastar menos e comer muito melhor!

Mas não se esqueça da sobremesa! Ficamos com o queso helado, um sorvete com um gosto muito parecido com tapioca, que fechou o jantar com chave de ouro!

Tudo isso + uma garrafa de vinho ficou por 80. Não é barato, mas valeu cada centavo!




Um comentário:

  1. Oi Carla , perfeito !
    Muitas dicas especiais, para quem tem muito bom gosto ! Adorei ! Ja estou recomendando a tds os meus clientes e amigos , da Viaggi Turismo ! Parabens . Bj
    Silvana

    ResponderExcluir