domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pequeno guia de bairros de Barcelona

Barcelona pode ser bem confusa em alguns momentos, então resolvi fazer um guiazinho pra (me) ajudar a entender melhor a cidade.

O que deixa as coisas um pouco mais confusas é que Barcelona tem duas divisões geográficas, primeiro é dividida em distritos, depois em bairros.

São 10 distritos, cada um com um centro político e administrativo próprio:


Cada um desses distritos é formado por vários bairros, alguns mais famosos outros nem tanto. Vamos aos que interessa:


O 1o distrito é a CIUTAT VELLA, formada por El Raval, El Gótic, El Born e La Barceloneta.

El Raval

O Raval, nem muito seguro, nem muito limpo, foi conhecido nos anos 50 como bairro chino, mas hoje abriga todas as nacionalidades que você possa imaginar e as que você não sabe que existem também. Está entre Poble Sec e as Ramblas do lado da famosa Boquería, já classificada muitas vezes como o melhor mercado do mundo.

O  bairro teve uma certa renovação por conta de algumas ações da prefeitura buscando tornar o lugar um eixo cultural (incluindo aí o museu de arte moderna, MACBA) e também por conta do mercado imobiliário aquecido que remodelou o interior de antigos edifícios transformando-os em lofts e estúdios.

O Raval tem uma agitada vida noturna com gente de todo mundo, em especial estudantes do Erasmus (um programa de mobilidade para estudantes europeus, Barcelona é um dos principais destinos. Assista o filme Albergue Espanhol para saber um pouco mais), e uma boa oferta de comida criativa.

El Raval
El Gótic e El Born

Aqui encontramos a Barcelona antiga, ou seja, a fronteira da primeira muralha medieval - o Raval foi a primeira extensão. Nas ruas estreitas do bairro gótico estão as principais edificações e atrações históricas de Barcelona: Catedral, Prefeitura (Ajuntament), Governo Estaudual (Generalitat) e outras atrações que podem estar ali por pelo menos 2 mil anos.

El Gótic

Plaza Real

Junto do Gótico está o Born, um pedaço mais moderno do bairro, ali se encontram tapas de autor, galerias de arte e lojinhas fashion. Também está aí o Mercado de Santa Caterina, concorrente da Boquería. No Born, também chamado de Ribera, está o parque da Ciudadela, que por muito tempo foi o único parque da cidade e palco da Exposição Universal de 1888.

Barceloneta

A Barceloneta também faz parte da antiga Barcelona, fazendo limite com o Gótico e com o Porto Olímpico. Sua principal atração são as praias. Tem uma boa oferta gastronômica, apesar de que muitos lugares são feitos para pegar turistas - aqueles com sujeitos desagradáveis com o cardápio na rua te chamando para entrar. Tem também muitos bares de frente para a praia com musica eletrônica.

La Barceloneta

Depois, o EIXAMPLE.

O Eixample é o bairro mais populoso de Barcelona, é a principal expansão fora das muralhas da cidade antiga e foi projetado por Ildefonso Cerda. No Eixample as quadras tem lados de 113 metros com cantos chanfrados em 15 metros, separadas entre si por uma distância de 20 metros - o que é um saco, já que pra atravessar a rua a gente acaba andando muito mais (segundo o gênio que eu tenho em casa, andamos exatamente 10m a mais do que nas quadras comuns, as que tem cantos de 90 graus). 

Os edifícios foram projetados com uma altura máxima que evita qualquer sombra desde que o sol esteja a pelo menos 45 graus. Uma pena é que todas as quadras deveriam possuir jardins internos, mas ao longo do tempo foram invadidas por construções. Isso explica porque é normal encontrar lojas muito estreitas e compridas.

Vista aérea do Eixample

A parte direita do Eixample é a parte mais antiga e é onde está a Plaza Catalunya (centro da cidade) e também o Passeig de Gracia onde estão algumas das principais atrações arquitetônicas como a casa Batlló e a Pedrera.

La Pedrera
Estas atrações e lojas como Chanel, Louis Vitton, Armani, Miu-Miu, etc. etc. tornam a região o metro quadrado mais caro de Barcelona.

Chanelzita
Na parte esquerda do Eixample encontramos a parte alta L'Antiga e La Nova Esquerra de Eixample. O Eixample Esquerra é conhecido como o bairro gay da cidade, chamado "Gayxample", com vida noturna agitadíssima.

Ainda na parte esquerda, um pouco mais pra baixo, entre o Raval e Poble-sec, está Sant Antoni, onde fica um dos maiores e mais importantes mercados de Barcelona, o Mercat de Sant Antoni, pena que desde 2008 está em reforma e inacessível para o público.

Mais à direta de Eixample, na parte alta, está o bairro da Sagrada Família, onde você encontra a principal atração da cidade: euzinha! Ah, e tem também aquele famoso templo em eterna construção - a Sagrada Família.


O 3o distrito é o SANTS-MONTJUIC, o maior distrito de Barcelona que engloba a montanha de Montjuic. Alí encontramos bairros interessantes como Poble-sec e Sants e também a Plaza España.

Poble-sec

O Poble sec fica nas proximidades da avenida Parallel, onde esta faz divisa com o Raval e a montanha de Montjuic. É um dos primeiro bairros fora das muralhas da cidade antiga e não fez parte do Eixample por não ser uma região muito plana. É um bairro tradicional, de origem da classe trabalhadora, onde ainda estão teatros que já viveram época de maior explendor. Hoje continua mantendo uma certa autenticidade e uma ótima oferta de bares com bom preço e longes de turistas.

Pausa para nota:

a) Barcelona recebe turistas o ano todo e fugir deles, mesmo que você seja um, é uma boa meta.
b) os bares mais autênticos e antigos da cidade não chegam a estar em extinção mas estão diminuindo bastante, pouco antes da crise, em uma época mais próspera, transformaram muitos deles em bares moderninhos para turistas e pijos (mauricinhos), agora, na crise, os chineses estão comprando bastante coisa.

Carrer Blai

Carrer Poeta Cabanyes (em direção a Av. Parallel)
Sants

Não é um bairro turistíco, mas uma região residencial com origem na classe trabalhadora operária e por isso berço de muitos movimentos sociais. Em Sants é fácil encontrar algumas praças para beber e comer alguma coisa, como a plaza Osca, e também procurar alguma atividade ao ar livre como cinema ou concertos nas Cocheras de Sants.

Plaza Osca
Plaza España

É uma das praças mais conhecidas de Barcelona, muitos turistas ficam encantados com as "Fuentes Mágicas", que são chafarizes com luzes coloridas que fazem coreografias ao som de música clássica. Se você gosta das crianças no palácio avenida em Curitiba, vai lá. Lá também existe uma plaza de toros que foi transformada em centro comercial e inaugurado em 2011.

Plaza España

O Museu de Arte Catalã é outra atração da praça, destacada pela coleção do período romântico.

Obra do período romântico catalão

Da praça espanha é possível caminhar até o Montjuic e visitar a fundação Joan Miró e fazer um trajeto pelas obras que mostram as várias fazes do artista surrealista catalão, o outro surrealista famoso é o Salvador Dalí, também nascido na Catalunia.

Miró
Pulamos os distritos Les Corts (onde está o estádio do Barça) e Sarriá-Sant Gervasi e chegamos em GRÁCIA.

Vila de Grácia, a já conhecida por aqui e movimentada região de bares, está somente um pouco acima de Eixample direito, mas é uma região de caraterísticas bem próprias, quem sabe porque era uma vila independente de Barcelona até 1897. A presença de muitas entidades sociais, cívicas, artísticas e esportivas refletem-se em uma vida rica em atividade social e política.

Todos os bairros de Barcelona organizam um grande festival anual em suas ruas mas a mais conhecida e animada é a de Grácia que é realizada durante uma semana em agosto, período em que os moradores competem pela decoração de suas ruas que ficam cheias de vida, comida e música ao vivo. Neste período uma curiosidade é ver famílias se instalarem no meio das calçadas com mesa, avós, crianças e cachorro.



No distrito de Grácia também fica o famoso Parc Guel, projetado por Gaudi. Em breve faço um post sobre ele.

Depois, ainda tem os distritos de Horta-Guinardó, Nou Barris, Sant Andres e Sant Martí (onde fica Poble Nou, o bairro da Pompeu Fabra, onde eu tô estudando e também a Torre Agbar).

Torre Agbar

Mas estes (e também Les Corts e Sarrià) são mais afastados e têm menos coisa pra visitar. Se ao longo do ano eu descobrir alguma coisa de interessante por aí, volto aqui pra atualizar!

Ufa! É isso! Se você conseguiu chegar até aqui, parabéns! Você não vai ganhar nada além de um pouco de conhecimento sobre a divisão geográfica de Barcelona, mas tenho certeza que vai ser muito útil pra quem vier passear por aqui!

Ah, e um agradecimento especial pro meu amor que ajudou a escrever este post! :*

Besos!

2 comentários:

  1. Oi Carla, seu guia tá me ajudando a entender BCN. Viajo com meu irmão e meu namorado pra lá, dia 20/06 e ficamos uma semana, pretendemos chegar em Ibiza.

    Pelo seu texto, acho que me identifiquei mais com o El Born, ou Vila Gracia. Nós gostamos dos bares, vida noturna, e praia. O que vc acha?

    Pesquisei alguns hostels, mas acho que talvez um alugar um studio saia mais em conta pra nós três. Vc tem alguma sugestão?

    Obrigada!!!

    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Eu te aconselho a ficar no El Born (ou nas proximidades). É que Gracia, apesar de ser bem legal a noite, não é muito bem comunicado e fica um pouco distante das coisas mais legais. Ficando ali no Born vocês estão perto de quase tudo (mais perto da praia tb), e, principalmente, o transporte é bem fácil.
      Também acho a ideia de alugar um apto melhor. Agora, com a crise, tem bastante coisa pra alugar e os preços estão bem mais em conta. Além do que é mais confortável e ainda dá pra economizar tomando café da manhã e fazendo comida em casa! Esse site tem várias opções pra aluguel de temporada: http://www.habitaclia.com/.
      Espero ter ajudado! :)
      bjs
      Carla

      Excluir