quarta-feira, 6 de março de 2013

Churrasco de catalão: calçotada OU Uma ótima maneira de passar um domingo de sol

Domingo fomos até uma cidadezinha litorânea há pouco mais de 1h de Barcelona chamada Torredembarra. A cidadezinha fica na província de Tarragona, bem próxima de Sitges, cidade bem conhecida por aqui por suas lindas praias e pelo turismo gay.



O caminho cheio de curvas pela costa catalã é lindo! Pena que todas as fotos que tirei de dentro do carro ficaram péssimas, mas não vão faltar oportunidades de tirar outras fotos, já que pretendo passar alguns domingos na praia no verão!

A primeira parada foi na 7a Mostra del Bull realizada pela prefeitura de Torredembarra na beira da praia.


O bull é um prato tradicional feito de estômago seco de atum (primeiro o estômago é salgado e depois cozido por várias e várias horas) e batatas. Olha ele aí:

A praia de Torredembarra ao fundo, os ingredientes, o bull e eu comendo o bull (a pedido da mamis que reclamou que eu não aparecia nas fotos!).
O bull até que é interessante, mas essa porção que nos serviram praticamente só tinha batatas... O prato não estava muito bom, mas tem potencial. Valeu pela experiência, afinal, quando eu vou ter a chance de comer estômago de atum outra vez?

Mas enfim, não fomos a Torredembarra pra comer bull, fomos pra comer a famosa calçotada, na casa de verão do cunhado da mulher do irmão do nosso amigo Joan. Rsrs! Fomos super bem recebidos por todos e passamos um ótimo dia.

Mas vamos ao que interessa: a calçotada! Como já falei aqui, calçots é um parente da cebola e os catalães o preparam na churrasqueira. A calçotada, mais do que comer calçots, é um evento pra reunir amigos em dias bonitos e fazer bastante bagunça e sujeira, igualzinho o nosso churrasco, a não ser pelo ingrediente, trocam a carne pelo calçots.



Os calçots são acompanhados de molho romesco, originário justamente de Tarragona, composto de amêndoas e pimentão vermelho. Além do calçots com romesco, o menu do dia também tinha alcachofras.

Os dois pratos de romesco na foto mais de baixo foram preparados por pessoas diferentes: o da esquerda tinha mais pimentão e o da direita mais amêndoas. A preferência entre eles ficou bem dividida.

Os calçots são uma delícia, mas fiquei impressionada com a quantidade que cada um pode comer, estávamos em umas 15 pessoas e ao todo foram consumidos 350 calçots. Eu comi só 6 e foi suficiente pra pensar neles até a hora de dormir, mas o povo não parou de comer até ver o fim!

O povo se deliciando!
Olha eu aí mostrando como se faz:

Tentativa no. 1

 
Agora vai!

E quando eu falei em sujeira tava falando de sujeira mesmo! Na mesa, no chão, na roupa, no rosto, nas mãos:


Depois de muita sujeira, muitos calçots, muita cerveja, muito vinho, terminamos o dia jogados ao sol, batendo papo e dando risada. D-E-L-Í-C-I-A!


Besos!!

2 comentários:

  1. eu vou mostrar como que faz.. sem medo de se sujar.. ops.. kkkkkkkkk
    aii carla, isso ai eh bom mesmo? hahahah preciso requintar meu paladar pra morar com vcs! kkkk
    to chegandooooooooo \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teu tio tá aqui dizendo que é bom requintar mesmo, se não vai passar fome! Mas tem Burger King e KFC pertinho de casa!! kkkkk

      Excluir