domingo, 27 de janeiro de 2013

Balanço das primeiras semanas


Já estou aqui há duas semanas, e acho que já é tempo de registrar minhas impressões iniciais sobre Barcelona e minha vida aqui.


- Os catalães são muito amáveis, mas também são bastante duros e têm paciência de menos, especialmente os funcionários de bares, lojas e restaurantes. Já na universidade fui muito bem recebida, e nas ruas e praças as pessoas normalmente são muito gentis.

 
- Eu amo rebajas. Sério, se você pensa em vir pra Europa fazer compras, tem que ser em janeiro/fevereiro ou nas rebajas de verão - que devem ser em agosto/setembro -, é tudo muito barato mesmo. 

- Muitos velhinhos por todos os lugares. Sexta-feira a noite nas Ramblas. Terça-feira a tarde nos metrôs. Segunda-feira ao meio-dia nos parques. Segundo uma pessoa que conheci na UPF eles saem mais pra rua porque a violência é menor e porque as calçadas, metrôs, ruas, praças, etc. são todos de fácil acesso e mobilidade.

- Muitos cachorros. Grandes, pequenos, vira-latas, de raça. Mas sempre acompanhados, até hoje não vi nenhum cachorro de rua. E você pode entrar com eles em todos os lugares: bares, cafés, shoppings, metrô.

- Pombas, pombas demais. E eu não gosto de pomba.

- Os lugares não são tão limpos como no Brasil. A seção de material de limpeza no supermercado é enorme, com produtos pra tudo que possamos imaginar. Mas não tem pano de chão, e não tem rodo. O tal do mop é péssimo. Não limpa, não seca, só lambuza. Minha solução foi adaptar: a toalha de rosto virou pano de chão e a vassoura virou rodo. E desde a segunda semana minha casa é outra!

- Em compensação, a reciclagem de lixo é coisa séria. A cada quadra tem 5 containers gigantes e você tem que separar seu lixo direitinho: vidro, papel, plástico, orgânico e não recicláveis. O de vidro é o mais chato, tem que colocar uma garrafinha de cada vez, e como o consumo de garrafas de vidro aqui em casa é alto (hum...), alguns minutos por semana são gastos em frente ao container verde.

 - A sacada do meu apartamento é uma delícia, mas duvido muito que a gente consiga usar antes de março/abril. Venta muito aqui em cima e faz frio! 

- A primeira semana foi a semana de ambientação. Na segunda semana comecei a estudar, e tô bem satisfeita com o resultado. Estudei várias horas por dia e em alguns não vi o tempo passar. Tô aqui pra isso, não tenho horário fixo de trabalho, os dias de estudo rendem muito mais. Volto com a tese nos finalmentes. E isso é uma promessa.

- Vamos comer muito bem aqui. Eu amo frutos do mar e aqui é o paraíso dos frutos do mar. Mas eu tava me sentindo muito magra mesmo (ahã, tá!), então voltar com uns quilos a mais não vai ser um problema!


- É muito mais fácil chegar em outro país com amigos pra te ajudar. Fomos muito bem recebidos pelo Joan e a Anna (que o Luis conheceu quando morou aqui em 2005), e pela Diana (amiga querida de Isle of Wight-Londres, que conheci em 2004). Ajudaram com o apartamento, nos acolheram, nos levaram pra passear, apresentaram pessoas, e certamente serão ótimas companhias pra esse ano!

- Por outro lado, é muito difícil mesmo ficar longe da família e dos amigos. Por favor, venham logo ver a gente!! Estamos com saudades!

Besos!

4 comentários:

  1. Olá filha !!

    Gostei de seu resumo, e sugiro que vc inclua em seu blog pontos de visita obrigatórias em Barcelona, e excluindo os restaurantes de turistas.
    Beijos

    Lindonez

    PS.: ainda bem que sobra um tempinho pra estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Papi!

      Vou fazer os lugares obrigatórios sim, mas é que estou esperando as visitas chegarem pra ir em alguns. Por exemplo, a mãe do Luis vem em março e vai querer visitar a Sagrada Família, então vou deixar pra ir com ela. Duas vezes é demais né! ;) E nada de restuarantes de turista, nestes eu não vou!

      Ps: acho que você errou a frase: "Ainda bem que sobra um tempinho pra comer e passear!" kkk

      Te amo!

      Excluir
  2. Eu tb quero morar ai!!! E com amigos pra ajudar, minha primeira experiência foi boa, mas um pouco traumática, não é fácil ter que se virar pra tudo (pelo menos voltei gata escaldada - podem me mandar pra China que eu me viro - nada mais me atinge)....To adorando tudo e já estamos vendo a passagem, em breve estamos chegando, não morra de saudade....beijos da sua irmã que te ama!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai ter que repetir a experiência mais cedo ou mais tarde!! Venham logo, tem tanta coisa legal aqui!! Te amo, Tatinha!!

      Excluir