sábado, 30 de março de 2013

Azeitona dá em árvore?

Semana santa aqui na Espanha é recesso escolar, por conta disso a cidade ficou bem vazia a semana toda. Todo mundo viajou! Eu é que não ia ficar de fora!

Então, segunda fomos passar o dia em Tortosa com os nossos amigos já conhecidos por aqui Joan, Ana, Joan filho e Mar.

Tortosa é um município que fica na província de Tarragona, na Catalunya. Fica a 180km de Barcelona e o caminho é esse aqui:


Fomos de carro, todo mundo e mais o cachorro! Voltamos de trem na terça (Joan, Ana e as crianças passaram a semana toda por lá) - a viagem dura um pouco mais de 2h e custa 14.

Do lado de cá, Luis e Mar. Do lado de lá, Joan e Fibo. Ao centro o furgo-móvel!
No caminho paramos pra esticar as pernas e conhecer a "Ponte del Diablo", que na verdade não é uma ponte, mas um aqueduto romano, construída em algum momento que não sabem precisar, a.C.

Em cima, o aqueduto. No meio, as crianças se divertindo com o Fibo e a querida família Climent. Embaixo eu e meu bebê e Luis e o bebê dele. A fofa da Mar não desgruda do Luis e está me ajudando a treiná-lo! :)
Tá. Mas vocês devem estar se perguntando que diabos fomos fazer em Tortosa. É que o Joan tem um sítio de oliveiras, de onde ele pessoalmente (e com ajuda dos amigos) colhe as azeitonas pra fazer seu próprio azeite de oliva. Que é uma delícia, por sinal!

Isso é uma oliveira.
Olha só a vista:


Quem me conhece bem sabe que não sou muito chegada em mato (meu pai costumava me chamar de "pardal", que é um passarinho da cidade). Mas a vegetação aqui é mais aberta, não sei descrever exatamente... só sei que adorei o lugar! Espero voltar lá no verão!


Fibo passeou bastante (mas ele também é pardal e custou a botar as patinhas nas pedras)...


 Fiz o que tinha que fazer ao ar livre...


Colhemos aspargos selvagens (que trouxemos pra casa e usamos pra fazer um belo omelete!)...


Comemos comida feita direto no fogo da lareira, tomamos um bom vinho e curtimos bastante a tal da naturaleza...


Obrigada Joan e Ana pelo convite e pela amizade!

quinta-feira, 28 de março de 2013

Restaurante do dia: Gresca

Dia desses levamos as visitas no Gresca (Carrer de Provença, 230). Cozinha de autor, comida deliciosa, com preço razoável e numa ótima região de Barcelona. Gostei muito mesmo!



Pra começar, como cortesia, chegaram na mesa os palitinhos de parmesão e depois uma anchova crua com bacon. Ponto pra eles!


De entrada:
A Gi foi de ovo souflê com talharine de batata (esse ovo diferentão tinha a clara tipo merengue e a gema molinha por dentro). Lindo!

Marco foi de salada de jamón com alcachofras.

Célia e eu fomos de bacalhau fresco com espinafre e amêndoas. Pra mim a combinação dos três sabores ficou muito boa!

Luis foi de escabeche de foie gras
De principal:

Gi e Marco foram de risoto de bacalhau. Infelizmente eleito pior prato da noite. Além de feio, tava frio!
Luis foi de butifarra de moleja (Ui, o timo!) de cordeiro.

Célia foi de steak com purê.

E eu fiquei com o melhor prato da noite: vieiras (no ponto perfeito) com panceta e couve flor (nessa consistência de pó que estava maravilhosa). M-u-i-t-o b-o-m!
Para a sobremesa só os fortes resistiram!

Luis e eu dividimos um sorvete de pimenta rosa (delícia, delícia, delícia) com maçã verde e funcho. Super refrescante, fechando a comilança com chave de ouro!
Tudo isso + dois vinhos + pão + água por cerca de 50 por pessoa. Apesar do desastre do risoto, os outros pratos estavam lindos e muito gostosos. Vai lá, vai lá, vai lá!



quarta-feira, 27 de março de 2013

Restaurante do dia: Cachitos

Um bom programa por aqui é sair pra passear com o Fibo em um sábado de sol, com paradas estratégicas em bares com mesinhas na rua.

Um sábado desses resolvemos passear pela Rambla Catalunya, uma das minhas ruas preferidas, tem lojinhas (entre elas Zara e Sephora), tem vários bares e restaurantes e bem no meio dela é um calçadão onde não passa carros (dã!).

Lá encontramos o Cachitos.


Ah, sobre esses restaurantes com mesinhas nas ruas peatonais (onde só andam pedestres) uma dica importante: se você estiver em Las Ramblas não pare em absolutamente nenhum deles, se você estiver na Rambla Catalunya, no Passeig Joan Borbó na Barceloneta ou em algum outro não pare naqueles com fotos da comida. Foto de comida = restaurante pra turista = comida ruim e preço alto. Combinado?

O cachitos não tinha foto de comida e o cardápio estava bem agradável.

Comemos:

Rape empanado (o rape é super comum por aqui, é o nosso tamboril)

Hamburguesa de foie e tartar de tomate

Salada de camarão e abacate
Ventresca de atum com tomate rasteiro




Eu gostei bastante da comida, mas a conta foi bem carinha, cerca de 40, com bebida. Como o passeio pela Rambla Catalunya é agradável e as mesinhas na calçada também, eu recomendaria só um café... :)


terça-feira, 26 de março de 2013

"Adelar" do dia: Can Vilaró

Antes de começar a falar do Can Vilaró tenho que explicar porque "Adelar" - categoria que acaba de ser criada aqui no blog. O Adelar é o dono da Lanchonete América, um boteco no Jardim das Américas (R. Francisco H. dos Santos) em Curitiba. Como Lanchonete América é um nome que não transmite o que o boteco realmente é, nos referimos a ele simplesmente como "Adelar". O "Adelar" é "simprão", sem frescura, suuuper barato, sempre com cerveja gelada, com uma comida simples e bem-feita. Nas quartas-feira tem dobradinha no Adelar e eu realmente aconselho todo mundo a ir lá, mesmo quem não gosta de dobradinha vai mudar de opinião, foi assim comigo também.

Mas voltando ao Can Vilaró, ele é como o Adelar: simples, barato (gastamos menos de 10 por pessoa, com bebidas) e com uma comida caseira das boas.

Fica pertinho do Mercado de Sant Antoní (que está em reforma), na Comte Borrel, 61.


Fomos de:


Molejas (timo de boi) com feijão branco

Bacalhau com grão de bico

Rabo de boi

Coelho com ervas

Cap i pota
Comida pra quem não tem frescura ou medo de experimentar coisas novas. Como Sant Antoní é um bairro que você tem que conhecer, aconselho uma passadinha pelo Can Vilaró! :)

Besos!

terça-feira, 19 de março de 2013

Restaurante do dia: Comiols

Semana passada teve restaurant week aqui em Barcelona. Infelizmente quando ficamos sabendo já estava no último dia, então acabamos indo em um restaurante só. O Comiols (Carrer Madrazo, 68).


Entrada + principal + sobremesa por €25.

Nossos pedidos:

Ravioli caseiro de sobrasada e queijo fresco com parmesão

Tartar de verduras de temporada com salada de frutas do mar

Merluza com purê de batata e molho de escalivada

Pato bellotero (criado com bellota, que nem o jamón) com chutney de cebola e tomate

Torta de chocolate com sorvete de torrone

Sopa fria de morango com sorbet de limão

Ponto para o pato e para as sobremesas. Os outros pratos estavam médios, mas valeu a pena pelo preço.

A conclusão que chegamos é que o principal problema é que a cozinha do Comiols não é melhor do que a cozinha de casa! Rs! Sem querer deixar todo mundo com (mais) inveja, mas meu marido cozinha muitíssimo bem, melhor que muito restaurante por aí!



domingo, 17 de março de 2013

Restaurante do dia: A brassa me

No dia do Barcelona Beer Festival eu fiquei morrendo de vontade de comer um hamburguer, daí encontramos um restaurante, também na cobertura da Plaza de las Arenas, que tinha a "iguaíra" no cardápio e decidimos experimentar.

Antes de falar do restaurante, mais uma fotinho da vista linda lá de cima:

Plaza Espanya
O que mais gostei do restaurante foi o nome - A brassa me - ...


 ...e a vista, claro!


O ambiente também era bem legal:



Mas o hamburguer, objetivo maior da visita, deixou um pouco a desejar!

Experimentamos o hamburguer de foie (hamburguer de carne de boi e foie com cebola, maçã caramelizada e ovo frito) e o hamburguer nebraska (hamburguer de carne de boi de Nebraska com pimentão assado, cebola, queijo chedar e bacon).

Na verdade os dois estavam bem bonitos e o hamburguer em si estava muito bom, o grande problema foi o pão, que mais parecia pão de antes de ontem de padaria de praia no ano novo, e o preço - 13 - mais caro que o já caro Madero, em Curitiba. Se bem que você não vai pagar por aqui menos de 7 nos sanduíches meia-boca das redes de fast food, e obviamente, você não vai viajar pra comer no McDonalds ou no Burger King né? Antes o hamburguer com pão ruim do A brassa me!

Olha a carinha deles:



Ah, e uma saladinha pra acompanhar, claro, já que tenho que manter a boa forma! Ahã!

Mas o restaurante tinha outros pratos interessantes no cardápio, talvez até valha uma visitinha se for pra experimentar alguma outra coisa. Ou melhor, faz assim: VAI na cobertura do tal do shopping pela vista (vale muito a pena!), daí escolhe um dos vários restaurantes que tem por lá. Nenhum é muito barato e todos servem uma comida parecida, então acho que dá na mesma. :)

Besos!