domingo, 12 de maio de 2013

Sant Antoni 2x1: Bar Calders e Horchateria Sirvent

Tem duas coisas que eu gosto de fazer no domingo: ficar o dia todo de pijama sem botar o pé pra fora de casa (quando chove) ou ficar o dia todo de pijama e só botar o pé pra fora de casa pra tomar uma cervejinha no final da tarde (quando faz sol).

Domingo passado fez sol, então resolvemos dar um pulinho ali em Sant Antoni só pra tomar uma cerveja rápida e comer qualquer coisa. Resolvemos ir no Bar Calders, principalmente pelas mesinhas do lado de fora. A cerveja é bem tirada, o cardápio tem um monte de gin tonic (super na moda por aqui) e o ambiente vale a visita. As tapas estão só ok, se o teu objetivo número 1 for comer pode escolher outro lugar. Se for aproveitar o calor e beber alguma coisa com os amigos, #vailá!




Destaque para o banheiro:


Daí indo em direção ao metrô pra voltar pra casa, me deparo com isso:


Tanto movimento assim devia ser coisa boa. Mas o que diabos é uma horchateria? Onde tem horchata, ué! Horchata?? Pois é, uma bebida não alcoólica tradicional da Espanha consumida principalmente em Valencia, a base de água, açúcar e junça (ou chufa). E eu nunca tinha ouvido falar!

É ÓVIO que eu tinha que experimentar. Tem um aspecto leitoso, é doce no começo e depois deixa um sabor amargo na boca. Bem refrescante, mas não virei fã número 1, não.


Além da horchata, saí de lá com um sorvete de torrone e um leite merengado. O torrone dispensa explicações, e o leite merengado é uma espécie de mate-doce, só que gelado. Conhece mate-doce? Luis disse que ficou conhecendo por mim, então não deve ser tão popular assim, acho que vale a explicação.  Mate-doce pra mim tem gosto de infância. Lá em casa, enquanto os adultos tomavam chimarrão, as crianças ficavam com dor de barriga de tanto mate-doce com pipoca. É feito com leite, açúcar, canela, cravo e algum tipo de chá (eu acho que tanto faz, minha mãe coloca erva cidreira), e servido numa cuia com erva igualzinha a do chimarrão.

Pra mim férias + chuva + casa da vó/mãe = filme + pipoca + mate-doce. Incomparável.

Daí se substituir a chuva por muito sol e muito calor, dá pra substituir o mate-doce pelo leite merengado tranquilamente. Adorei!

Eu ouvi gente dizendo que vir pra Espanha e não tomar horchata é como ir pra Paris e não ver a Torre Eiffel. Pela movimentação do Sirvent, imagino que seja uma das melhores horchaterias da cidade, melhor você ir lá então. #VAILÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário