segunda-feira, 17 de junho de 2013

Um pouquinho de Londres

Verdade que o foco do Um ano com Gaudi é Barcelona, mas não posso deixar de fazer um post, só unzinho, falando da maravilhosa viagem que fizemos pra Londres.

Foi ótimo em primeiro lugar porque eu estava com meu pai que eu já não via há 5 meses e deu pra matar pelo menos um pouquinho da saudade!

Depois, porque matei a saudade da cidade onde morei por alguns meses 9 anos atrás. E a vi com outros olhos... é ainda mais encantadora do que eu lembrava!

E, claro, porque a parte gastronômica do roteiro foi intensa! Vamos a ela. :)

Primeira parada: Masala Zone. Quase em frente à estação Earls Court, tem comida indiana de verdade com bom preço. Adorei a comida, mas não esquece que se você tem o estômago sensível é melhor não se jogar com muita intensidade, ou você vai ficar lembrando dela pelo resto da viagem!

Thali com curry de peixe.
O segundo dia começou com o tradicional café da manhã inglês em um pub qualquer. A verdade é que não vai ser muito bom em lugar nenhum (só minha opinião tá?), então nem precisa escolher muito, mas não dá pra deixar de se entregar às tradições.

Feijão (doce e frio), ovos, cogumelos, linguiça, bacon, tomate assado e pão.  
Depois de passar a manhã passeando em Camdem Town (my favorite place!), não tinha como não se entregar ao fish & chips, e lá pertinho tem o famoso Poppies. O lugar é um retorno aos anos 50, as garçonetes usam um vestido fofo e são as mais simpáticas do mundo (eu só conseguia pensar na dor na bochecha que elas devem sentir quando chegam em casa...), e o fish & chips sequinho, sem vinagre e perfeito! #VAILÁ!


Mais andança e no final da tarde estávamos em Covent Garden pra encontrar uma amiga daqueles tempos (it was very nice to see you, Jo!), mas antes, uma passadinha no restaurante do Jamie Oliver que fica dentro do Covent Garden Market - o Union Jacks. Achei só ok.


Depois de passar algum tempo em um pub com minha amiga e o marido, fomos para A saga. Explico. Meu pai estava em um grupo de 8 casais e eu consegui organizar uma janta pra todo esse povo. Fomos em um francês em Kensigton, o Chez Patrick. Foi um sucesso! Todo mundo ficou contente: meu pai e seus amigos porque o atendimento foi show e a comida estava uma delícia. O Patrick, dono do restaurante, porque apesar de uma mesa tão grande, com quase ninguém falando inglês, conseguiu realizar um serviço impecável. E eu porque não precisei pagar minha parte da conta (thanks!!) e porque ganhei um beijo do Patrick no final, que disse que se todos os clientes dele fossem tão "kind" como eu ele seria muito mais feliz! :)

Alguns dos pratos servidos: magret de canard, beef bourguignon e  torta de figo com sorvete de pistache.

Daí pra cama.





No dia seguinte passamos a manhã em Nothing Hill (que eu não conhecia e adorei!!) e almoçamos no The Ledbury (reserva feita com quase 2 meses de antecedência). Ele tem 2 estrelas Michelin (coleção aumentando!!) e este ano ficou em 13o lugar no Fifty Best. No almoço de segunda a sexta eles oferecem menu, então fica um pouco mais acessível, pero no mucho. Achei o atendimento formal DEMAIS, mas a comida estava gostosa, valeu a pena!

No sentido horário: aperitivo simpático mas indecifrável, saladinha de vagem com farofa de fois gras, vieira com aspargos (hummmm), frango com ervilhas e cogumelos, peixe com erva doce.
Trio de sorbets (morango, pêra e manga), torta de "xii, esqueci" e petit fours acompanhando o café.
Pra janta fomos de mais um prato tradicional inglês: as tortas. Pertinho do hotel (estação Earls Court) tinha um pub, o The Black Bird, com tortas dos mais variados sabores. Aconselho uma degustação com 6 mini tortas de sabores variados.


No dia seguinte o café da manhã foi no Borough Market (estação London Bridge). Pra quem gosta de comida o passeio vale muito a pena. O mercado é lindo e tem comidas de todas as partes do mundo!


E a última parada foi no Dinner by Heston Blumenthal. Fica no chiquérrimo hotel Mandarim Oriental, com vista pro Hide Park, tem 1 estrela Michelin e este ano ficou em 7o lugar no Fifty Best. O atendimento foi perfeito, não era formal demais como o The Ledbury, nos divertimos um monte com o nosso garçom.


As delícias que provamos:

Vieiras com ketchup de pepino, ovo a baixa temperatura com mollejas de cordeiro, magret de canard com erva doce, turbot (peixe) com almejas e o maravilhoso brioche com abacaxi assado.
O brioche com abacaxi é uma das melhores sobremesas (e mais gordas) que eu já comi até hoje.

E como se não bastasse tudo isso, só pela diversão, encerramos com o sorvete feito na mesa com nitrogênio líquido.


 #VAI PRALONDRES e esquece esse negócio de London Eye e Big Ben, dizem as más línguas que lá se come mal, recalcados e mentirosos, comer em Londres é bom demais! ;)


Um comentário:

  1. Carla ! Luis !

    Realmente foi tudo excelente, valeu a dica de vcs e principalmente pq tivemos uma excelente guia em Londres, com conhecimento de causa e que agradou a todos.
    Muito obrigado filha.

    Beijos

    ResponderExcluir