sábado, 28 de setembro de 2013

Restaurante do dia: L'eggs

Voltei!!

Peço desculpas aos meus 17 leitores fiéis pela falta de posts nas últimas semanas, mas a ausência é justificada:

- passei 10 dias viajando com um querido casal de amigos do Brasil. Fizemos uma viagem de carro pelo sul da França e norte da Espanha! Não dava pra parar tudo pra fazer post né?

- estamos em contenção ferrenha de despesas, caso contrário não conseguiremos sobreviver nazoropa até dezembro, então as visitinhas aos restaurantes despencaram. Se preparem para ver muitas receitinhas por aqui porque a cozinha de casa anda movimentadíssima!

PORÉM, ainda lá em agosto fui conhecer um restaurante que tem um conceito genial: ovos!

O L'eggs (Passeig de Gràcia, 116) é super bonitinho, fica numa região bem legal: no comecinho do bairro de Grácia, em uma das pontas da famosa rua de compras Passeig de Grácia.


E o quanto é legal um restaurante especializado em ovos??

No final das contas achei que a ideia é bem bacana, mas a execução deixou a desejar. Não era ruim, mas eu esperava bem mais. Mesmo porque não foi tão barato assim.

Os pratos?

Pra começar ganhamos dois caldinhos de aspargo. Simpático, pero más o menos.
Depois, asinha de frango e cenoura frita. Asinha estava boa, mas a porção era minúscula demais. A cenoura estava mole, esperava que fosse mais crocante.
Mas, cadê o ovo, Carla? Pois é, nem todos os pratos levam ovos, o que eu acho uma falha. Precisa agradar todo mundo? Nem sempre. O restaurante é super segmentado, o nome do restaurante é OVO. Quem não gosta de ovo não vai e pronto.

Ovo frito com chipirones. Esse não tem erro, tava bom mesmo!

Ovo poché com molho perigueaux, foie e bacon. Além de todo o charme de servir na panelinha Staub (eu tenhooo!!!) - tá todo mundo fazendo isso mas eu ainda não enjoei -, esse prato foi o melhor que provamos!!
Bolo de mascarpone com sorvete de leite de ovelha e frutas vermelhas. Só uma coisa a dizer: e essa economia toda de frutas vermelhas??!
O veredito? Tá precisando baixar o preço. O ambiente é ótimo e os pratos, de maneira geral, também. Só que as porções são caras e pequenas. Em época de contenção de gastos, não rola.

Mas a ideia dos ovos... amei!!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Restaurante do dia: El canalla y el vilano

O restaurante de hoje fica em Sarrià, um bairro um pouco afastado e de difícil acesso, mas que é muito bonito e bem diferente do resto da cidade. Se você tem tempo suficiente em Barcelona, com certeza deve visitar o bairro!

O bairro por si só já valeria à pena, mas não bastasse isso ele é cheio de restaurantes, bares, cafés e padarias!

O El canalla y el vilano (Mayor de Sarrià 95) é um deles e com certeza é uma boa opção se você for até Sarrià.



Olha algumas das comidinhas que você vai encontrar por lá:

Tartar de atum. Nota 4.
O prato mais sem graça: mini hamburguesas. Nota 2.

Galtas (bochecha de porco) com purê de batata trufado. Nota 4.
E o meu preferido: marisco com molho thai (leite de côco, coentro e chili). Nota 5!
Bom, a comida não é nada sensacional. Mas também não deixou a desejar. Saí de lá bem contente, pronta pra dar um passeio por Sarrià!

sábado, 7 de setembro de 2013

Restaurante do dia: Betlem

O Betlem (C. Girona, 70) é mais um bar de tapas - ou, mais metido à besta, gastropub - super bem indicado, que não decepcionou nadinha. Nem no atendimento, nem na comida, muito menos no ambiente - pra mim não tem nada melhor do que um bar com mesinhas na rua!!


No canto direito, Luis e Marta, nossa mais nova amiga brasileira!
Começamos com um steak tartar. Achei uma ótima ideia ele já vir na torradinha, que funciona como colher. E o gosto também estava ótimo! Nota 4.


Seguindo nos crus, cebiche com manga. Uma das minhas comidas preferidas é cebiche e eu já experimentei um montão, juro pra vocês que esse tá bem feitinho! Não é tão bom quanto o do Tanta, nem deveria, já que o Tanta é especializado nisso, mas é bem bem justo! Nota 4.


Daí, escalibada com sardinha. Bem típico daqui, a escalibada nada mais é que verduras assadas. A sardinha dispensa apresentações. Confesso que não gosto muito nem da escalibada, nem da sardinha, mas tô aqui pra contar como os pratos são baseada na qualidade da cozinha e não no meu gosto pessoal, então a nota vai ser 3!


Esse nós vimos na mesa do lado e não resistimos. Parece um lambari grandão, né? Só de pensar em lambari já me deu água na boca. No fim não era lambari, mas não me pergunte o nome do peixinho... Só um conselho: não coma a cabeça! Nota 3.


Depois, Carrilleras - a bochecha do boi (diferente das Galtas, que são as bochechas do porco, só que Galtas é um prato catalão, em Madrid, por exemplo, eles chamam de carrilleras tanto a bochecha do boi quanto a do porco). Nota 3.


E de sobremesa:

Crumble de cenoura com espuma de côco. Nota 3.

Madalena com sorvete de chocolate. Nota 3.
As sobremesas estavam ok. Mas nada marcante. Pra dizer bem a verdade eu nem tenho certeza se essa última era uma madalena com sorvete de chocolate rsrs, mas parece né?

Enfim, um ótimo lugar (de preço médio) pra tomar uma cervejinha, papear e tapear!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Adelar do dia: Bodega l'electricitat

Este botequinho fica na Barceloneta, bem pertinho do mercado do bairro (a la Boquería) e é o que eles chamam por aqui de "bar autêntico": segue exatamente como era quando abriu anos atrás, as mesmas mesas, as mesmas opções de comida, até o mesmo garçom!


A bodega l'Electricitat (Sant Carles, 15), é o lugar onde você vai encontrar um monte de velhinhos tomando o santo vermut de cada dia, só que nesse caso o vermut é caseiro.


O típico lugar feio e pouco aconchegante, ideal pra tomar uma cerveja barata e, claro, tomar vermut. :)

E é só.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Restaurante do dia: Federal

O Federal Café (C. Parlament, 39) fica próximo ao mercado de Sant Antoni (que está em reforma, mas que segundo depoimentos era um dos mais legais da cidade) e é p-e-r-f-e-i-t-o pra um lanchinho fora de hora.

A melhor parte é o ambiente. É fechado, mas é aberto, sabe como?

A rua vista de dentro do Federal.
O Federal visto da rua.
A grande mesa compartilhada.
O balcão de doces.
A segunda melhor parte é a comida. Como eu disse, perfeita praquela fome no meio da tarde. Pra um almoço fora de hora. Pra um brunch. Ou, porque não, pra um café da manhã reforçado.

Uma massinha...
Sanduichinho leve de salmão...
Mega hamburguer com beterraba remolacha e tomate assado.
Dou um hamburguer pra quem acertar qual dos 3 pratos foi o meu (dica: estávamos eu, marido e sobrinha)!

Agora, a pior parte é o atendimento. Eita pessoalzinho demorado, mau-humorado e mal-educado. (Viu, o Um ano com Gaudi também é cultura, aqui você aprende que maU-humorado é com U e que maL-educado é com L, quem diria né?). Vá com muita paciência.

Também soube que o Federal fica cheio de gente, que disputam a rua e a terraça, durante a noite.

Com certeza vale conhecer!!